Translate

quinta-feira, 3 de abril de 2014

                              Tema: O SENHOR NOS GUARDA
                                    

“Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121.1-2).
Por que há tanta gente olhando para baixo? Por que há tanta gente inquieta, assustada, nervosa e apavorada?
As respostas são várias, mas a verdade é uma: o homem como criatura inverteu os valores estabelecidos por seu criador e agora sofre as consequências.
Que vemos ao redor? Casas e vidas em ruínas. Porque os homens insistem em procurar soluções próprias e humanas para uma realidade que só Deus, o Criador, pode mudar e resolver. É a triste realidade do pecado que leva o homem à morte.
O salmista conhecia muito bem essa realidade pecaminosa e, por isso, em meio aos sofrimentos, angustias e dificuldades, lança a seguinte pergunta: “De onde me virá o socorro?”, Ao mesmo tempo em que ele faz a pergunta também traz a resposta: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”.
Deus nos conclama a elevarmos os nossos olhos para o alto, para os montes. Não somente para montes e montanhas, mas por além deles. Montes são uma figura. Apontam para o alto, longe do pó, da miséria, a vaidade humana. Os montes simbolizam o eterno, o imutável, que não cede, que não desonra, e que por isso oferece segurança e proteção.
O Senhor Deus nos promete proteção! No Salmo percebemos que Deus não adormece, não dorme, o que isso significa para nós? Significa que Deus não nos deixará sozinhos nesse mundo, não nos abandonará na luta contra o inimigo, Satanás. Satanás não quer que você viva para Deus, por esse motivo, ele vai jogar contra você muitas tentações com o objetivo de fazer-te tropeçar e fraquejar em sua caminha rumo à vida eterna. Porém, quando estivermos em Deus os objetivos do maligno não nos farão fraquejar na fé.
E Deus nunca desiste de lhe proteger. Nunca cansa ou fica entediado. Ao contrário dos seres humanos, ele não precisa descansar para renovar a sua mente e o seu corpo. Se um guarda de Banco ou um Policial precisar de férias, de folga e descanso, Deus não precisa, pois ele é o TODO-PODEROSO. Isso significa que você pode chamá-lo sempre que você sente o ataque do maligno ou em todos os momentos de nossa vida. Se Satanás lhe cutucar a noite, ao meio dia ou de madrugada, se ele põe sobre você tentações em qualquer horário do dia, você pode chamar a Deus que ele vêm correndo lhe ajudar.
Aqui em nosso Salmo também vemos que a 1ª preocupação de Deus está em nossa alma, pois ele quer salvar nossa alma, a partir disso e pela fé em Cristo Jesus, Deus também estará saciando nossas necessidades físicas. Nós, em muitos momentos, nos preocupamos somente com nossas necessidades físicas e deixamos as nossas necessidades espirituais para o amanhã. Tomemos um cuidado especial com essa maneira de viver, pois talvez nossa morte pode chegar antes do amanhã. Dessa forma, vamos preparar o nosso coração para a vida eterna, não deixando para o amanhã o que temos a oportunidade de estarmos fazendo hoje. Estar e viver para Deus sempre deve ser no hoje, entenda e viva assim - querido irmão.
Montes lembram os grandes feitos de Deus em relação ao seu povo: no monte Sinai, a primeira aliança com os Dez mandamentos e no monte do Gólgota, a segunda aliança, do amor, da graça, da misericórdia e do perdão em Cristo Jesus.
Este Senhor, que fez os céus e a terra e tudo o que neles há, não deseja ver você quieto, nervoso, apavorado e olhando para baixo. E muito menos olhando apenas para si mesmo em busca de meias soluções.
Não importa que você seja e em que situação se encontre. O convite para a graça, o perdão e a salvação está em Jesus Cristo. O importante e o decisivo é que o socorro vem do Senhor. Do Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Do Senhor Deus do céu e da terra. Esse Senhor quer Salvar a sua alma, que lhe guardar das tentações, que lhe dar a vida eterna com ELE no céu. Creia nisso e você terá as bênçãos que ELE assim promete. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

Pastor da Igreja LUTERANA, na Paróquia "Cristo Redentor" de Peabiru/Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário