Musica do Dia

Translate

quinta-feira, 21 de março de 2013

Doutrina Da Santificaçao ( 3 )
Este material é extraído do livro do Pr. Wilson Valentim dos Santos " Isto Cremos, pregamos e Ensinamos".



Nesta terceira e última parte desse estudo vamos falar das áreas da santificação. Reconheço a dificuldade de entender acerca desse assunto em muitas igrejas ditas evangélicas, porque muitos ainda dizem que santificação é uma questão de opinião, religião e não bíblica; mas nesse estudo estaremos aprendendo que isso não é questão de opinião, é Bíblia e com a Bíblia não se negocia , aceita-se o que ela diz.
Áreas da Santificação
Todas as Áreas do Nosso ser. ''Todo'' do grego '' holokléron'' , que significa literalmente, completo em toda as partes . Corpo ,Alma e corpo: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo ; e tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irreprensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo ( I Tes. 5.23 ).
Todas as Áreas da Vida Humana.   ...... sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver ( I Pedro 1.15 ).
Na Área Familiar. No relacionamento marido-mulher ( Efés. 5.22); pais e filhos ( Efés. 6.1-4).
Na Área Laboral .A relação entre patrões e empregados e vice-versa ( Efés. 6.5-9).
Na Área Civil. A obediência às leis do País e aos governantes e autoridades civis e militares ( Rom.13.1-7; I Pedro 2.13-17) .
Na Área Eclesiástica. O relacionamento crente-igreja, igreja-pastor ( Atos 2.42-47; I Tes.5.12,13; Heb.13.17; I Ped. 5.1-4 ).
 Na Área Sexual. O cristão, como filho de Deus precisa ser moral e sexualmente puro. A palavra ''puro'' do grego '' hagnos'' quer dizer : livre de toda mácula da lascívia. O termo refere-se a abstenção de todos os atos e pensamentos que incitem desejos incompatíveis com a virgindade e a castidade , ou com os votos matrimoniais. A intimidade sexual é limitada ao matrimónio ( Hebreus 13.4), ou seja só é permitido fazer sexo  aos casados. Somente na condição de casados ela é aceita e abençoada por Deus. O adultério , a fornicação, o homossexualismo, o lesbianismo,os desejos impuros e as paixões degradantes são pecados graves. Quem pratica tais coisas não entrará no Reino dos Céus ( Rom.1.24-32; I Cor. 6.9-11;Gál.5.19-21; Apoc. 21.8 ).

Na Linguagem. O pecado se manifesta também através da fala. ( Tia. 3.1-12;Efés.4.25,29 ). Linguagem sã e irreprensível , para que o Inimigo se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós ( Tito 2.8).
Na audição. O pecado entra pelos ouvidos. Porém os ouvidos santificados ouvem a voz de Deus ( I Sam. 3.8,9); Ouve a voz do Espírito Santo ( Apoc. 3.13).
Na Visão. Os olhos são as portas por onde podem entrar as coisas ou as más. Os olhos não santificados introduzem o pecado como é o caso da ganância e da avareza  ( Prov.28.22;Sal.101.3).
No Andar. Quando os nossos pés , que representam o nosso andar , forem santificados, então estaremos em condições de andar com Deus. A Bíblia fala de ''pés que manquejam'' ( Heb.12.13); ''pés que escorregam'' ( Sal.73.2 ); ''pés que andam em trevas ( I João 2.11).
No pegar. A santificação das mãos. Está escrito: Não toqueis nada imundo e eu vos recebei.... ( II Cor.6.17). Quem subirá ao Monte do Senhor? Aquele que é limpo de mãos e....(Salmos 24.3,4). Paulo escreveu que devemos : levantar mãos santas, sem ira nem contendas ( I Tim. 2.8).
No Vestuário. É normal nas mulheres cristãs o uso de roupas simples e modestas pondo de parte os enfeites extravagantes. A modéstia cristã requer que nos abstenhamos das modas mundanas, e dos trajes imodestos. A palavra ''pudor'' do grego ''aidos'' subentende vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal modo que atraia atenção ao seu corpo, e ultrapassa os limites da devida moderação. A modéstia é a manifestação exterior de uma pureza interior.Outro pormenor bíblico para a mulher para a mulher cristã é dado no seguinte versículo: Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu ( I Cor.11.50).

Na Alimentação. Deus deixou mandamentos explícitos para orientar o Seu Povo em todas as áreas da nossa vida. Desde o inicio da Bíblia Deus proibiu o seu Povo de comer alimentos feitos com sangue ( Gén. 9.4; Lev.17.10-14 ;Deut. 12.33; I Sam.14.33;Atos 15.28,29). Proibiu também comer carne sufocada , ou seja a carne dos animais mortos por estrangulamento e que naturalmente retinha o sangue.Deus intruiu que o sangue deve ser derramado na terra ( Deut. 12.23,23 ). Deus proibiu o Seu Povo de comer carne ou outros alimentos sacrificados aos ídolos  ( I Cor.10.28). Sacrificado tem o sentido de oferecido ou consagrado. Em muitos casos eram consagrados aos demónios ( I Cor10.20,21 ). Tudo indica que o fato de Daniel e seus amigos rejeitarem a iguarias do rei era porque aqueles alimentos eram consagrados aos ídolos de Babilónia ( Daniel 1.5-8 ). O apóstolo Paulo deu preciosas explicações acerca dos assunto em I Cor.8 e 10.19-30. E chegamos a conclusão que, independente do crente ser fraco ou forte na consciência , o bom mesmo é evitar como manda o texto bíblico : Destas coisas fazeis bem se vos guardardes  ( Atos 15.29 ).A não observância destes preceitos é pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário