Translate

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

                            A MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO




 A MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO - MARCOS – 1.14,15

Introdução

Qual seria a mensagem de Jesus para os dias de hoje? Será que ele pregaria as mesmas coisas que pregou há quase dois mil anos atrás? Após o seu batismo e tentação no deserto, ele iniciou a suas pregações na Galileia. Não veio pregando prosperidade, sucesso, mas a urgência do Reino de Deus. A essência de sua mensagem era o Reino de Deus.
1. Galileia, lugar em que Jesus iniciou seu ministério (Lc 4.14,15), foi também o lugar onde ele cresceu. Era considerada uma região inferior, desprezada; ninguém esperava algum bem de lar (Jo 7.4). Era uma região de muitos pobres, desprezados pelos judeus. Porém, havia uma promessa para aquela região (Mt 4.12-17). Fazia parte dos planos de Deus que a luz brilhasse nas trevas (Rm 5.20).
2. A mensagem de Jesus – pregava o evangelho do Reino (1.14b). O conteúdo do Evangelho é o Reino de Deus.
2.1. Evangelho – significa boa mensagem. “É boa mensagem porque Deus em Cristo cumpriu suas promessas a Israel, e o caminho da salvação foi aberto para todos”.
2.2. Reino – é o governo dinâmico e soberano de Deus. É Ele reinando no coração daqueles que crêem. O Reino é a vontade de Deus sendo feita aqui na terra (Mt 6.10). O Reino em sua plenitude é escatológico. Mas Jesus também disse que ele está dentro de nós (Lc 17.20). O Reino é chegado a vós, pois os demônios são expulsos (Mt 12.28); os homens estão sendo libertos da escravidão satânica (Mc 1.28). O Reino vem com todo poder arrancando o homem das garras de Satanás.
 Quando se diz que o Reino de Deus está próximo não está querendo dizer que vai chegar daqui a pouco, como quem fala de proximidade de tempo. O que Jesus está dizendo é que o Reino de Deus é acessível. (Champlin).
Ø
3. A mensagem do Reino é urgente. O tempo está cumprido – já chegou – está acessível a todos (v.15a).
 O evangelho de Jesus é a afirmação de que o Reino de Deus está disponível, desde já, para todos aqueles que abandonam o reino do eu, abrem mãos de sua pretensão de ser, para si mesmo, o padrão do bem e do mal.
Ø
4. Condição para entrar no Reino de Deus: Conversão – (v.15.b)
 Conversão – voltar-se ou retornar-se, dá meia volta; voltar-se do pecado para Deus. “Conversão é a nossa resposta espontânea ao chamado do Evangelho, pela qual sinceramente nos arrependemos dos nossos pecados e colocamos nossa confiança em Cristo”.
Ø
 A conversão autêntica para Deus, sob quaisquer circunstâncias, envolverá sempre auto-humilhação no íntimo, uma verdadeira mudança de coração, busca sincera pela face do Senhor (At 26.18).
Ø
À CONVERSÃO ESTÃO RELACIONADOS DOIS ELEMENTOS:
4.1. ARREPENDIMENTO – (grego metanoia) significa mudança de mente, de atitude, de comportamento. É virá às costas para o pecado.
4.2. FÉ – é a atitude mediante a qual o homem abandona toda a confiança em seus próprios esforços e passa a confiar somente em Cristo.
 A verdadeira fé é a que tem a sua sede no coração e está enraizada na vida regenerada. É uma firme convicção efetuada no coração pelo Espírito Santo. É uma confiança sincera nas promessas de Deus em Cristo.
Ø
 Fé não é um poder dirigido a Deus; não é um poder que O atrai. Fé é um dom de Deus.
Ø
Conclusão
Nos dias atuais o Evangelho de Cristo, que tem como essência o Reino de Deus, tem sido substituído por outra mensagem, a auto-ajuda. Ao invés de pregar a vinda do Reino, fé e arrependimento, prega-se auto-ajuda. Além disso, pregadores da auto-ajuda têm também substituído:
 O engajamento na busca de justiça social pela busca do sucesso individualista;
Ø
 A preocupação em formar pessoas de caráter pela preocupação de formar pessoas de sucesso;
Ø
 O compromisso com o cumprimento do dever pela satisfação da vontade.
Ø
RESULTADO DA AUTO-AJUDA
 Pastores carismáticos, de muito sucesso, mas sem caráter;
Ø
 Crentes gananciosos, prósperos, mais sem nenhum compromisso com o Reino de Deus.
Ø
A presença do Reino trás transformações morais e espirituais. A pregação de Jesus é um convite ao arrependimento. Diferente do que se prega hoje.
A NOSSA MENSAGEM DEVE SER: “O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO ARREPENDAM-SE E CREIAM NO EVANGELHO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário